Atualizações em Epilepsia – Set/11

Publicado: 24/09/2011 em Epilepsia
Tags:, ,

 

O ritmo de brecha

(“The breach rhythm”)

 
Clin Neurophysiol. 2011 Aug 25. [Epub ahead of print]
 
Abstract: OBJETIVO: Abordar uma alteração eletroencefalográfica comum, presente em pacientes com defeitos cranianos, que pode ser falsamente confundida com elementos associados à epilepsia. MÉTODO: Revisão de literatura e relato de experiências pessoais. RESULTADO: Descrição de sua apresentação, base neurofisiológica, e revisão dos poucos estudos que existem na literatura.
Comentário: Trabalho que descreve origem e apresentação de alteração eletroencefalográfica comum, e especialmente atraente pelas dicas de como diferenciar eventos fisiológicos dos epileptiformes nesta circunstância.
____________________________________________________________________________________________
 
Manejo de estado de mal epiléptico refratário em adultos: ainda mais perguntas que respostas
(“Management of refractory status epilepticus in adults: still more questions than answers”)
Lancet Neurol. 2011 Oct;10(10):922-930
 
Abstract: OBJETIVO: Artigo de revisão que busca resumir o conhecimento atual sobre abordagem e tratamento de estado de mal epiléptico refratário em adultos, com atenção particular na análise do balanço entre risco e benefício de diferentes estratégias de tratamento. MÉTODO: Revisão de literatura. RESULTADOS: Estado de mal refratário focal sem comprometimento de consciência pode ser abordado de forma conservadora; por outro lado, as formas convulsivas devem ter uma baixo limiar para indução de coma. Indica utilização de escala de gravidade (STESS) para guiar conduta.
Comentário: Atualização de estado de mal epiléptico, de forma parecida com revisão da mesma revista de 2006. Imperdível.
____________________________________________________________________________________________
 
O tratamento de estado de mal epiléptico super-refratário: revisão de terapias disponíveis e protocolo de tratamento clínico
(“The treatment of super-refractory status epilepticus: a critical review of available therapies and a clinical treatment protocol”)
Brain. 2011 Sep 13. [Epub ahead of print]
 
Abstract: OBJETIVO: Abordagem de estado de mal epiléptico que persiste com anestesia, ou retorna após sua redução. MÉTODO: Artigo de revisão. RESULTADOS: proposta de protocolo de tratamento específico para casos de anestesia ineficaz. Inclui dieta cetogênica, magnésio etc.
Comentário: Espécie de complemento do artigo desse mês da Lancet Neurology, que propõe um tratamento para os casos cujo tratamento padrão foi ineficaz. Traz uma luz à mandracaria que costuma ocorrer nestas situações.

Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21914716

 
 
comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s