Atualizações em Neurorradiologia Intervencionista – Out/12

Publicado: 23/10/2012 em Neurorradiologia Intervencionista
Tags:, , ,

Segurança e eficácia do NA-1 em pacientes com AVCi iatrogênico após embolização de aneurisma cerebral (ENACT): um estudo fase 2, randomizado, duplo-cego e controlado com placebo

(“Safety and efficacy of NA-1 in patients with iatrogenic stroke after endovascular aneurysm repair (ENACT): a phase 2, randomised, double-blind, placebo-controlled trial”)

Hill MD, Martin RH, Mikulis D, Wong JH, Silver FL, Terbrugge KG, Milot G, Clark WM, Macdonald RL, Kelly ME, Boulton M, Fleetwood I, McDougall C, Gunnarsson T, Chow M, Lum C, Dodd R, Poublanc J, Krings T, Demchuk AM, Goyal M, Anderson R, Bishop J, Garman D, Tymianski M; for the ENACT trial investigators

Lancet Neurol. 2012 Nov;11(11):942-950

Abstract: Introdução: A neuroproteção com NA-1 (Tat-NR2B9c), um inibidor da densidade pós-sináptica da proteina 95, foi demonstrada em um modelo primata de AVCi. Nós avaliamos o quanto a NA-1 poderia reduzir o dano isquêmico nos seres humanos. Métodos: Neste estudo randomizado, duplo-cego, controlado, nós incluimos pacientes de 18 anos ou mais que tiveram um aneurisma cerebral roto ou não-roto indicado para o tratamento endovascular em 14 centros hospitalares do Canadá e EUA. Nós usamos uma sequência de randomização gerada por computador para alocar os pacientes para receber infusão endovenosa de NA-1 ou salina isotônica ao final do procedimento endovascular (razão 1:1; estratificados por local, idade e status do aneurisma). Ambos os pacientes e investigadores foram mascarados quanto a alocação. O desfecho primário foi a segurança e os desfechos clínicos primários foram o número e volume das novas lesões isquêmicas definidas por MRI entre 12-95 horas após a infusão. Nós usamos o protocolo intention-to-treat modificado (mITT). Este estudo está registrado no ClinicalTrials.gov, número NCT00728182. Resultados: Entre 16 de setembro de 2008 e 30 de março de 2011 nós randomizamos 197 pacientes para o tratmanto, 12 indivíduos não receberam o tratamento porque eles foram considerados inelegíveis após a randomização, portanto a população mITT considerada foi de 185 individuos, 92 no grupo NA-1 e 93 no grupo placebo. Dois efeitos adversos menores foram atribuidos ao NA-1; nenhum efeito adverso sério foi atribuido ao NA-1. Nós não encontramos nenhuma diferença entre os grupos quanto ao volumes das lesões tanto pela difusão por ressonância magética (DWI-MRI) (adjusted p value=0·120) quanto pelo fluid-attenuated inversion recovery (FLAIR-MRI) (adjusted p value=0·236). Os pacientes do grupo NA-1 tiveram menores lesões isquêmicas que o grupo placebo, pela DWI-MRI (adjusted incidence rate ratio 0·53, 95% CI 0·38-0·74) e FLAIR-MRI (0·59, 0·42-0·83). Interpretação: Nossos achados sugerem que a neuroproteção em AVC isquêmico em humanos é possível e deveria ser investigada em estudos clínicos maiores.

Comentário: Um estudo que finalmente revela uma droga neuroprotetora para a lesão isquêmica. O NA-1, ou Tat-NR2B9c, é um peptídeo que compete com o PSD-95, uma proteina pós-sináptica que se liga aos receptores NMDA, causando neurotoxicidade. Ao impedir a ação do PSD-95 o NA-1 reduz a neurotoxicidade e portanto diminui o dano isquêmico. Um estudo experimental com primatas apresentando AVC isquêmico por oclusão da cerebral média revelou redução do volume da lesão isquêmica. E quando injetado intra-arterial reduziu tanto o volume das lesões quanto o número de AVCs. A partir de então neste estudo fase 2 foi demonstrada segurança e eficácia da droga em humanos. Segundo os autores os pontos fracos do estudo são: número reduzido da amostra, grupo específico de pacientes e ausência de medida de desfecho clínico. Entretanto temos um estudo com desenhado metodológico adequado, realizado após um estudo fase 1, em rigorosa conformidade ética apontando para o início de estudos fase 3. Estamos no caminho de uma mudança de paradígma no que diz respeito a neuroproteção no AVC isquêmico.

Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23051991

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s