Atualizações em Neurorradiologia Intervencionista – Jun/13

Publicado: 10/07/2013 em Neurorradiologia Intervencionista
Tags:, , ,

Stent primário no acidente vascular cerebral isquêmico agudo usando o dispositivo de reconstrução vascular Enterprise: resultados iniciais

(“Primary stenting for acute ischemic stroke using the Enterprise vascular reconstruction device: early results”)

Dumont TM, Natarajan SK, Eller JL, Mocco J, Kelly WH Jr, Snyder KV, Hopkins LN, Siddiqui AH, Levy EI

J Neurointerv Surg. 2013 Jul 2

Abstract: Objetivo: O stent primário para o acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVC) usando o Wingspan já foi descrito. As limitações técnicas maiores naquele estudo foram dificuldade para liberação do dispositivo e alguns poucos casos em que o Enterprise foi utilizado como procedimento de resgate. O Enterprise, que apresenta uma força radial relativamente menor e uma maior flexibilidade que outros stents intracranianos, é um dispositivo de revascularização ideal uma vez que pode ser facilmente liberado em artérias intracranianas tortuosas. Nós testamos a segurança e a efetividade deste stent como um dispositivo de revascularização primária para o AVC agudo em uma coorte investigativa prospectiva. Métodos: Foram tratados com o Enterprise, vinte pacientes apresentando AVC agudo devido a uma oclusão de grande vaso confirmada, dentro de 8 horas do início dos sintomas. O desfecho primário foi a recanalização (TIMI) ≥ 2. A segurança perioperatória foi medida pela incidência de complicação maior dentro de 30 dias da revascularização com stent. O desfecho secundário foi medido pela escala de Rankin modificada (mRS) em 30 dias. Resultados: A recanalização TIMI 2 (n=6) ou 3 (n=12) foi obtida em 18 pacientes (90%). Três complicações maiores foram observadas (15%) incluindo 1 infarto do miocárdio, 1 hemorragia intracraniana sintomática e 1 AVC isquêmico em outro território arterial. Um bom desfecho clínico (mRS ≤2) foi obtido em 10 pacientes (50%). Conclusões: Neste estudo prospectivo, o stent Enterprise foi uma ferramenta segura e efetiva para a revascularização no contexto de um AVC agudo.

Comentário: Os números desta série de casos são muito similares aos resultados com os stentrievers. Em 13 casos o stent foi liberado, a pós-dilatação (angioplastia) foi realizada em 50% dos casos e a recanalização foi obtida em todos os 13 casos (100%). Para os outros 7 casos, o Enterprise foi utilizado com stentriever, sendo obtida a recanalização em 5 casos (71%). Apenas 1 paciente dos 13 em que o stent foi liberado, apresentou hemorragia intracraniana sintomática. A importância deste estudo está em sugerir uma alternativa terapêutica para os casos de AVC agudo, por oclusão de grandes artérias, em que os novos dispositivos de trombectomia mecânica falham (cerca de 10 a 20% dos casos). O grande problema está nos riscos da dupla antiagregação plaquetária exigida no contexto da implantação de um stent intracraniano. Uma série de casos com esta nos traz mais perguntas que respostas, e levantam hipóteses para estudos randomizados, por exemplo:

– O risco da dupla antiagregação na fase aguda do AVC de grandes artérias supera o benefício das altas taxas de recanalização primária com implantação de stent?

– A redução do risco de transformação hemorrágica sintomática sob antiagregação com 1 droga supera o aumento do risco de uma reoclusão da artéria?

– Os métodos de imagem vascular poderão predizer confiavelmente quais os pacientes que apresentam oclusão de uma grande artéria devido a uma estenose intracraniana com trombose in situ, e assim delinear a melhor estratégia de reperfusão?

Espero que as respostas surjam o mais rápido possível…

Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23821672

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s