Divulgação da Edição Especial da Revista “Movement Disorders” – 50 Anos da Levodopa

Publicado: 20/01/2015 em Distúrbios de Movimento
Tags:, ,

MovDisord

A revista “Movement Disorders” publicou este mês uma edição totalmente dedicada ao uso da levodopa na doença de Parkinson (DP), tratamento prestes a completar 50 anos e ainda o mais eficaz para esta doença (na verdade, o artigo de Cotzias et al. foi publicado em 1967, mas como os editores comentam, o trabalho deve ter iniciado uns 2 anos antes, daí o porquê da comemoração de 50 anos). Esta edição foi especialmente comandada por duas lendas vivas da área de Distúrbios do Movimento: Prof. Stanley Fahn e Prof. Werner Poewe.

Além de estar recheada de artigos de revisão sobre farmacologia, fisiopatologia e eficácia clínica da levodopa, a parte única são os dois artigos históricos que encabeçam a edição. No primeiro (“The medical treatment of Parkinson disease from James Parkinson to George Cotzias“), o Prof. Fahn conta essa história iniciada com James Parkinson, composta por muitos pesquisadores, até o estudo na NEJM de Cotzias usando levodopa na DP, com bastante material inédito e relatos de um homem que conheceu todas as personagens desta história recente. No outro artigo (“Four pioneers of L-dopa treatment: Arvid Carlsson, Oleh Hornykiewicz, George Cotzias, and Melvin Yahr“), esta história recente é dissecada através das vidas de quatro das figuras mais importantes na descoberta da utilidade clínica da levodopa. O texto é assinado pelos Profs. Andrew Lees, Eduardo Tolosa e Warren Olanow.

É claro que muitas pessoas contribuíram para este achado, porém se não fosse a persistência e “guts” de George Cotzias, talvez a levodopa seria mais um derivado sintético sem utilidade clínica. Sendo o símbolo maior deste tratamento, dois videos com entrevistas dele foram publicados com material suplementar no artigo “The medical treatment of Parkinson disease from James Parkinson to George Cotzias” (link dos videos em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mds.26102/suppinfo).

E a informação mais importante: TODA A EDIÇÃO É GRATUITA! ACESSO ABERTO!!! Os artigos podem ser acessados no link http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mds.v30.1/issuetoc.

Leiam antes que mudem de opinião, hehe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s