Atualizações em Neurologia Geral – Out/17

Publicado: 27/10/2017 em Neurologia Geral

Carga global, regional e nacional de doenças neurológicas durante os anos de 1990 a 2015: Uma revisão sistemática para o “Global Burden of Disease Study 2015

(“Global, regional, and national burden of neurological disorders during 1990-2015: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2015”)

GBD 2015 Neurological Disorders Collaborator Group

Lancet Neurol. 2017 Nov;16(11):877-897

Comentário: Este é um daqueles estudos que será citado por anos, pelo mérito de trazer informações complexas e essencial utilidade na tomada de decisão dos agentes reponsáveis por políticas de Saúde Pública. Deve ser lido por todos que trabalham com Neurologia. Em resumo, o estudo traz informações sobre as doenças neurológicas mais frequentes no mundo, assim como descreve as condições que mais geram incapacidade e mortalidade, separadas por sexo, faixa etária e por distribuição geográfica (de modo global, regional e nacional, como o estudo sugere no título).

Uma das informações mais interessantes do estudo é este gráfico, que mostra a proporção de incapacidade gerada pelas doenças neurológicas, ao longo da história natural:

Por ser de importância tão grande, felizmente é um artigo de acesso aberto. Todos estão convidados a ler o texto com atenção.

Link: http://www.thelancet.com/pdfs/journals/laneur/PIIS1474-4422(17)30299-5.pdf

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s